sábado, 5 de setembro de 2015

Hospital no Rio usa literatura para criar ambiente lúdico para crianças - Publicado por : Beatriz Oliveira

A literatura ajuda crianças a superar problemas de saúde. (Foto: Susan Vidinhas/ G1)

     Um livro, uma história, um sorriso no rosto. É assim que a Biblioteca Viva estimula a imaginação das crianças que frequentam o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O projeto faz parte do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (NAPEC), que atualmente conta com 154 voluntários. A ideia é promover espaços de cultura e educação no ambiente hospitalar.

   "As crianças são transportadas para um mundo onde não existe doença. Um mundo onde há alegria, há imaginação, há fantasia. Eles dão lugar aos procedimentos evasivos, dolorosos. Dão lugar a ruptura que eles têm com a família, com a casa, com a escola. As histórias retornam tudo isso para as crianças", afirma a coordenadora do projeto, Maria Madalena Oliveira.
 Em uma situação de internação ou atendimento laboratorial, a busca pelo lúdico se torna um ato terapêutico. Muitos pais acreditam que o gosto pela leitura ajuda a minimizar as dificuldades enfrentadas pelos jovens no decorrer do tratamento médico. Os voluntários também leem para mães e recém-nascidos

   "Têm crianças que trocam o brinquedo pelo livro, que já chegam prontas para ouvir de novo uma história", comenta Madalena.

Fabiana dos Santos se tornou voluntária após perder a filha que estava internada na unidade. "Nunca tinha ouvido falar de leitura em hospital. Conheci o NAPEC através da minha filha que ficou encantada e passou a gostar muito de livros".

   Os interessados em participar como voluntários devem procurar a coordenação do NAPEC no IFF/Fiocruz para processo de seleção. É preciso ter concluído o ensino médio e gostar de crianças e leitura.
  Reportagem publicada pelo site: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/08/hospital-no-rio-usa-literatura-para-criar-ambiente-ludico-para-criancas.html
           

8 comentários:

  1. Simplesmente uma notícia na qual podemos nos inspirar, ótima postagem e adaptação :3

    ResponderExcluir

  2. Muito boa a iniciativa, isso faz com que as crianças se inspirem a cada dia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela notícia, pois é através do lúdico que as crianças superam as dificuldades e avança no processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho voluntario perfeito, trabalha o psicológico das crianças estimulando a sua capacidade de imaginação levando a um mundo surreal

    ResponderExcluir
  5. Talvez estas crianças encontrem no livro o afeto, o carinho e principalmente o conforto que lhes faltam dentro do hospital. Acredito que seja inspirador e motivante ver crianças trocando até mesmo brinquedos por um livro.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a iniciativa feita por essas pessoa para ajudar as crianças do Hospital

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a iniciativa feita por essas pessoa para ajudar as crianças do Hospital

    ResponderExcluir